Ensinando Biologia em Libras

O dever profissional que se tornou uma grande satisfação! Ensinando alunos surdos através da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Experimento: Unindo alunos surdos as Tecnologias da Educação

PROINFO INTEGRADO
Gizelda Vital S. Dantas
Mat.: 205.859-6
Prof. Marcelo P. Assis
Turma: 3ª feira
Turno: Matutino
junho/2010

TEMA:
“Equações Químicas: Lei da Conservação das Massas”

PÚBLICO- ALVO
Alunos surdos do 1º ano do Ensino Médio atendidos em sala de recursos

OBJETIVO GERAL
Introduzir a ferramenta CALC do programa operacional Linux através de um conteúdo curricular do Ensino Médio

OBJETIVO ESPECÍFICOS
Permitir que os alunos façam cálculos relacionados ao conteúdo de Química utilizando a ferramenta CALC do Linux;
Incentivar os alunos utilizar fórmulas que obedeçam aos princípios da “ Lei da Conservação das Massas”;
Estimular os alunos a utilizar a ferramenta CALC como facilitadora de aprendizagem do conteúdo relacionado as Equações Químicas.

CONTEÚDOS CURRICULARES / DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
1º ano do Ensino Médio
Química – Equações Químicas e a Lei da Conservação das Massas

METODOLOGIA
Os alunos são atendidos em sala de recursos no período matutino (turno contrário às aulas regulares), em um momento agendado para atendimento específico da disciplina de Química. Os alunos serão conduzidos pela professora intérprete responsável por esta componente curricular ao laboratório de informática da escola. Todas as orientações a estes alunos serão dadas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
No laboratório os alunos serão orientados a iniciar os sistema operacional observando com atenção o processo. A professora os orientará a encontrar a ferramenta CALC, através do “caminho”:
“INICIAR > FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE > PLANILHA ELETRÔNICA (CALC)
Ao iniciar a ferramenta CALC os alunos serão orientados a identificar os recursos disponíveis na barra de menus e na barra de ferramentas como forma de se familiarizarem com eles. Em seguida, será dada uma equação química como esta:
1 C + 1 O2 ---------> 1 CO2
O números correspondentes as coeficientes da equação (escritos antes dos símbolos das moléculas) deverão ser inseridos em células diferentes das moléculas, pois os mesmos serão utilizados para compor fórmulas de cálculo das massas das substâncias presentes na equação. Serão fornecidos como dados as massas atômicas dos elementos químicos utilizados na equações.
A próxima etapa é orientar os alunos a proceder os cálculos de massas moleculares ensinando-os a montar uma fórmula de multiplicação, deixando estes resultados em células próprias. Então, finalmente eles poderão calcular a massa das substâncias presentes na reação utilizando uma fórmula de multiplicação que envolva os coeficientes e as massas das substâncias já calculadas. Em outra célula abaixo desta é necessário que os alunos façam a soma entre as massas dos reagentes e em outra, a soma das massas dos produtos.
A última etapa desse primeiro dia de atendimento é incentivar os alunos a identificar através dos cálculos feitos no CALC que a relação entre reagentes e produtos obedeceu a Lei da Conservação das Massas.
Em outro dia de atendimento os alunos prosseguirão com esta atividade aplicando o conhecimentos sobre o CALC em outras equações químicas dadas pela professora.

TEMPO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO
Introdução ao CALC: 40 min
Aplicando os conhecimentos na Química: 2h20min
Tempo total de realização do projeto: 3h

MATERIAIS
11 Computadores com sistema Linux instalado.
Cadernos de Química utilizados pelos alunos em sala de aula.
Caneta e lápis

SUPORTE TÉCNICO
Monitor educacional da escola.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados tendo em vista o aproveitamento do uso da ferramenta CALC no desenvolvimento do conteúdo proposto. Ao final do segundo dia de atendimento na sala de informática, eles deverão enviar por correio eletrônico o arquivo onde realizaram as tarefas para que a professora avalie o uso correto das fórmulas de soma e multiplicação através do exercício proposto.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MEC, Proinfo – Apresentação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244&Itemid=462

PEQUIS, Química e Sociedade: cálculos, soluções e estética. Módulo 4: Ensino Médio, coordenado por Wildson Luiz Pereira dos Santos e Gerson de Souza Mól. São Paulo: Nova Geração, 2004.

SARDELLA, Antônio. Curso completo de Química. 3ed, Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário